(15/9/2015)
Dia das Crianças especial: Eld4Kids utilizou a ferramenta Scratch para ensinar crianças a programar jogos juntos com pais
As crianças tiveram a oportunidade, em conjunto com os pais, de programar joguinhos ou animações durante a celebração de Dia das Crianças, no dia 9/10.
Sempre celebrando as datas festivas e buscando a integração com a família, o Instituto Eldorado programou uma novidade para este Dia das Crianças. Além do tradicional almoço entre pais e filhos, a celebração alcançou um novo patamar com o Eld4Kids.
As crianças tiveram a oportunidade, em conjunto com os pais, de programar joguinhos ou animações utilizando a ferramenta Scratch. Trata-se de um sistema de “blocos”, que possibilita diversas combinações entre si, tornando a interação simples e intuitiva, ideal para iniciantes.
Essa linguagem de programação foi desenvolvida pelo LifeLong Kindergarten Group, no MIT (Massachussets Institute of Technology), um dos maiores centros de tecnologia do mundo, que promove todo ano o Scratch Day, uma ação em que crianças de todas as partes do mundo acessam um ambiente de programação que permite que as pessoas criem jogos, animações, histórias interativas e simulações. O Eldorado integrou a sua comemoração do dia das crianças à iniciativa. O primeiro dia Scratch Day ocorreu em 2009. Em 2014, aconteceram 260 eventos, em 56 países. O Eld4Kids também fez parte do Hour of Code, um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países e estimula a criação de aplicativos.
Por que ensinar ciência da computação para crianças?
Em 2013, o EUA deu início a uma campanha respaldada por grandes nomes da área de TI, como Bill Gates, Mark Zuckerberg pedindo aulas de programação nas escolas. “Todos no país deveriam saber como programar um computador, pois isso ensina a pensar” essa era a visão de Steve Jobs, um dos grandes nomes do meio de T.I. Atribui-se à pratica de ensinar programação desde cedo a melhora no raciocínio, mais rapidez e facilidade de tirar ideias do abstrato.
“Queremos trazer esse conceito de ensinar programação para crianças, já tão comum lá fora, para cá. A ideia é que, no futuro, a oficina de programação para crianças se torne algo aberto para pessoas fora do Instituto”, declarou um dos coordenadores do projeto, Patrick Tedeschi.
O Eld4Kids
O Eld4Kids foi aberto para crianças entre 9 e 14 anos, que foram divididas em duas turmas de 15 crianças, entre os turnos da manhã (10h30 às 11h30) e tarde (13h às 14h), no dia 9/10. A sala contou com quatro instrutores, sendo um deles o líder. A escolha de uma mesa em U para acomodar todos os participantes possibilitou uma interação e troca ainda maior entre todos.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.