Colaboradores publicam artigo sobre WEEE e RoHS - Instituto Eldorado
30 de Agosto de 2006

Colaboradores publicam artigo sobre WEEE e RoHS

(30/Ago/2006)
Os impactos na cadeia produtiva da indústria eletroeletrônica causados pelas diretivas européias Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE – Equipamentos Elétricos e Eletrônicos Descartados) e, principalmente, pela Restriction of Hazardous Substances(RoHS – Restrição de uso de Substâncias Nocivas) – foram o tema do artigo publicado na revista IPESI, na edição bimestral julho/agosto, pelos colaboradores do Departamento de Desenvolvimento de Processos, Carlos Livio Benassi e Odil Martins Filho.
De acordo com Benassi e Martins, a WEEE vai controlar o reuso e o descarte dos produtos obsoletos. Os consumidores serão orientados a devolver esses produtos aos fabricantes, que ficarão responsáveis pela destinação deles e pela diminuição da quantidade de lixo gerada.
Eles ainda consolidaram resultados obtidos na área de consultoria técnica do Eldorado, sobre a mudança da composição da solda e dos revestimentos de placas e componentes eletrônicos. A nova tecnologia, conhecida como Lead-Free (Isenta de Chumbo), atende à diretiva RoHS, que além do chumbo, proíbe, na Comunidade Européia, a entrada de produtos contendo substâncias perigosas como cádmio, mercúrio, cromo hexavalente , bifenóis polibromados e éteres difenil-polibromados.
O efeito desta mudança, de acordo com os autores, é percebido principalmente nos parâmetros de controle dos equipamentos. “Os novos insumos de solda diminuem a vida útil dos equipamentos, alteram parâmetros de processo e aumentam os custos de produção”, detalhou Benassi. Ele e Martins acrescentaram que a política Lead-Free não é de natureza financeira. “É uma política de caráter estritamente ecológico. Estes metais pesados têm efeito cumulativo no organismo do ser humano. Eles podem contaminar os lenços freáticos, por exemplo, e causar doenças graves nos seres humanos”, alertou Martins. Além da Europa e Japão, o estado americano da Califórnia também é adpto desta nova política.
Segundo os autores, a oportunidade de publicar um artigo em uma revista com uma tiragem de 15 mil exemplares posiciona o Instituto e seus colaboradores como disseminadores de conhecimento. A equipe do Departamento de Desenvolvimento de Processos já publicou outros 11 artigos, nos últimos dois anos. Outra estratégia de disseminação do conhecimento são as palestras ministradas pelos líderes do Eldorado. Como exemplo, no dia 10 de agosto, o gerente de operações e tecnologia, Joelson Fonseca, ministrou uma palestra a WEEEE e a RoHS, no Ciesp –Campinas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti