(1/4/2014)
O saldo não poderia ser mais positivo: três unidades nas cidades de Campinas, Brasília e Porto Alegre, um faturamento anual de R$ 130 milhões, um portfólio com aproximadamente 320 clientes/parceiros e mais de 600 colaboradores.
Números como estes, alavancados pelos resultados obtidos nestes 15 anos de atividade, tornaram o Instituto de Pesquisas Eldorado referência no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Software, Hardware, sistemas, ensaios e testes de produtos eletrônicos, além de capacitação profissional. Nos últimos cinco anos, o Instituto teve um crescimento expressivo de 235%, mostrando que ainda há folego e espaço para um Eldorado ainda maior.
“Nosso plano para os próximos cinco anos é manter um ritmo de crescimento na média de 10% ao ano – considerando tanto a área de testes quanto os projetos em Lei de Informática e os demais projetos – o que é um grande desafio”, comenta Jaylton Ferreira, o superintendente do Instituto. O Instituto lidera o ranking nacional de aplicação de recursos da Lei de Informática em projetos de P&D. Atualmente, o Eldorado já conta com uma carteira de clientes que concentra grandes empresas nacionais e multinacionais, e com cases nos mais variados setores da economia, como o bancário, educacional, governamental, saúde, energia, manufatura, telecomunicações e mídia.
No entanto, a ideia é expandir ainda mais o portfólio de grandes clientes e concentrar esforços e talentos em áreas onde o Eldorado já tem expertise, a fim de despontar cada vez mais na liderança das empresas de tecnologia que lidam com a Lei de Informática no Brasil. O planejamento estratégico do Eldorado tem como meta um crescimento de 26% com projetos fora da Lei de Informática e de 5% no âmbito da mesma Lei. “Este é o nosso principal negócio e vai continuar a sê-lo, mas queremos que não seja o único grande negócio do instituto”, observa Jaylton.
Para conquistar a entrada em outros mercados, o superintendente acredita que é preciso usar as competências adquiridas e aplicá-las às especificidades dos diferentes segmentos – seja ele de energia, saúde, automotivo ou qualquer outro. “Queremos usar nossas competências para aprimorar outras áreas”, conta, adicionando: “mas não adianta abrir muito o leque, não podemos gastar energia em coisas que não sabemos ou não temos condição de fazer”.
O foco na qualidade operacional é uma busca constante do Instituto. “Tenho certeza de que estamos com as melhores pessoas e a melhor estrutura para nos tornarmos ainda mais eficientes naquilo em que temos grande reconhecimento: a excelência na entrega”, enfatiza Jaylton. Tal primor na qualidade dos serviços prestados se encontra intimamente ligado ao bom clima organizacional que, segundo o superintendente, é uma das peças fundamentais do processo de crescimento do Instituto. “Entendemos que é importante ter uma ótima relação com as pessoas. Com pés no presente e olhar no futuro, estamos tentando construir um Eldorado ainda melhor”, enfatiza.
Um pouco da história
O Eldorado iniciou os seus trabalhos em 1999 e tinha uma estrutura compacta, com pouco mais de 20 colaboradores. No portfólio, havia apenas um cliente: a Motorola. No início, ocupava um espaço cedido pela própria fabricante de celulares em Jaguariúna e, depois, passou a ocupar uma ponta de prédio do CPqD.
Com um forte trabalho para aumentar o número de clientes e parceiros, o portfólio do Eldorado foi crescendo e se fortificando ano a ano.
O investimento em pessoas externas, com grande experiência em cargos de direção logo nos primeiros anos, foi fundamental e muito positivo para o Eldorado, pois possibilitou um mix de culturas variadas, que contribuiu para o crescimento e consolidação do Instituto.
A preocupação com a entrega, o respeito ao cronograma, ao orçamento e à qualidade do produto, e a capacidade de entregar foram fundamentais para que o Eldorado construísse um nome no mercado e junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Com o grande crescimento do número de clientes e parceiros, e de colaboradores, tornou-se quase que inevitável a mudança de prédio. Em setembro de 2008, o Eldorado inaugurou a sua sede dentro do Parque Tecnológico da Unicamp, local em que permanece até hoje.
Para atender a uma grande demanda nacional, o Eldorado iniciou as suas operações em mais duas unidades: em Brasília e Porto Alegre, ambas em franca expansão.
Toda a expertise, constante capacitação dos profissionais, manutenção de um excelente ambiente de trabalho, foco na qualidade e bons resultados obtidos têm sido os grandes diferenciais que impulsionam o Eldorado a galgar rumo a um futuro ainda mais bem-sucedido.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.