Em agosto, o Instituto ELDORADO entra como apoiador do primeiro ciclo de aceleração de startups e projetos promovido pelo Tech Start Food Inovation. Realizado pela Conexão.f, Food Ventures e Venture Hub, tendo o Ital como parceiro tecnológico, o programa tem como foco o desenvolvimento e a escalada tecnológica de soluções digitais para a cadeia de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens, oferecendo suporte às startups e aos projetos, além de conexão com investidores e corporações. O ELDORADO entra com a experiência em P&DI e irá contribuir com mentorias e networking para startups e projetos participantes.
“Ao longo de nossos 21 anos de existência, temos em nossa bagagem a experiência adquirida em desenvolvimento de software e hardware e o reconhecimento nacional por nossa moderna infraestrutura de teste de produto”, afirma Daniel Costa, líder de projetos do ELDORADO.
De acordo com Augusto Terra, sócio da Food Ventures, “O Brasil deve assumir o protagonismo do desenvolvimento de soluções para os desafios da cadeia de alimentos de hoje e de futuro da humanidade. Uma das formas mais ágeis de assumir esse papel é através da conexão de inovação aberta entre empresas, startups e pesquisa tecnológica. Conseguimos tudo isso em um ambiente fértil da região de Campinas com o TechStart Food Innovation.”
Sobre o programa
O objetivo do programa é impulsionar a chegada de novas tecnologias ao mercado, com soluções para problemas reais do setor. Para isso, conta com uma metodologia já validada, abrangendo não só conteúdos relacionados a plano de negócios, mas também questões tecnológicas. A diretora de Ciência e Tecnologia do Ital, Claire Sarantópoulos, vê no TechStart Food Innovation uma excelente oportunidade de inovação em produtos e processos, uma das prioridades do Ital. “Nossas linhas de pesquisa estão alinhadas às áreas de interesse do programa de aceleração. Como parceiro especialista, o Ital disponibilizará infraestrutura e compartilhará sua expertise, enquanto fortalece seu potencial de pesquisa e desenvolvimento”, esclarece.
Inscrições
As inscrições para o programa têm fluxo contínuo e podem ser feitas no site do TechStart Food Innovation. As startups e projetos selecionados para o batch 2020 vão participar de um processo estruturado, que foi adequado ao cenário atual para garantir a segurança de todos os envolvidos, com treinamentos e mentorias especializadas e oportunidades de interação com outras empresas, investidores e instituições de pesquisa, além de apoio nas áreas jurídica, de propriedade intelectual e contábil. O programa atende também aos interesses de empresas que buscam inovações com potencial para integrar seus negócios.
“Os participantes têm a oportunidades que vão desde a mudança da cultura empresarial e processos, até o investimento em uma nova empresa. Outro importante diferencial é o apoio, intelectual e de infraestrutura, de uma das instituições mais reconhecidas da cadeia de alimentos, o Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, assessorado pela EMBRAPA Informática, Instituto ELDORADO, Fundação Iota, Scicrop, TaugGC e MSE Consultoria; ampla oferta de competências para o sucesso.”, afirma Alvaro Duarte, presidente da Conexão.f.
Segundo José Eduardo Azarite, vice-presidente de Corporate Innovation da Venture Hub, aceleradora de startups sediada em Campinas (SP), O TechStart Food Innovation é uma oportunidade ímpar para que empresas médias e grandes interajam de maneira estruturada com o ecossistema de inovação e empreendedorismo de base tecnológica da cadeia de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens. Neste contexto, o Instituto Eldorado que é um dos principais institutos de C&T do país, certamente vem aportar seu know-how e capital intelectual para o processo de aceleração tecnológica e de negócios das startups do Programa.
Como participar
O programa terá duração de seis meses, com cinco etapas (sprints) que foram formuladas e para fornecer experiência e aprendizado em negócios e tecnologia para os participantes.
Os selecionados também contarão com benefícios exclusivos, como o uso da infraestrutura de coworking e reunião em Campinas (SP) e Manaus (AM), infraestrutura e laboratórios do Ital e acesso gratuito às API de parceiros.
As startups interessadas em participar do TechStart Food Innovation deverão inscrever propostas de soluções dentro de oito diferentes temas: Novas Formas de Consumo, Segurança e Distribuição; Desperdício e Sustentabilidade; Big Data, Predição e Informações de Mercado; Soluções para Embalagens; Novos Ingredientes (Biodiversidade), Produtos e Processos; Alimentos de Base Vegetal (Plant Based Foods);Soluções mais Saudáveis; Aproveitamento Integral da Matéria Prima.
Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site do programa. As etapas de seleção incluem uma triagem inicial, entrevistas e avaliação jurídica. Concluída estas fases, os selecionados darão início ao processo de aceleração, previsto para iniciar em novembro, a distância ou de forma presencial, seguindo as recomendações e orientações das autoridades de saúde. O programa é encerrado com a apresentação final dos produtos e modelos de negócios das startups e projetos graduados.