LAB4G - Instituto Eldorado
21 de Fevereiro de 2018

LAB4G

(21/2/2018)
Laboratório 4G do Eldorado recebe novos investimentos para 2018
Criado em 2012 para atender a uma demanda da Motorola e, desde 2015 em sua atual localização, o Laboratório 4G do Eldorado realiza inúmeros testes de desenvolvimento de novos produtos, entre os quais testes de protocolo de redes celulares, de pré-validação de produtos, de desempenho de baterias, testes funcionais, testes de upgrades de versões, além de desenvolver softwares para automatização.
O LAB4G, localizado no Instituto Eldorado em Campinas, é o maior e mais moderno laboratório de Redes Celulares do Brasil. Para este ano, o laboratório recebeu novo aporte de investimentos, adquirindo softwares e equipamentos de última geração, os quais permitirão uma cobertura mais abrangente para o desenvolvimento dos smartphones do parceiro Motorola.
Uma das funções primordiais do Laboratório é a execução de testes de protocolo de redes – 3G, 4G, Wi-Fi e Bluetooth. Os cenários são muito complexos, pois são centenas de situações possíveis. São testados, por exemplo, o comportamento dos smartphones em várias situações de cobertura das redes 3G e 4G, situações envolvendo a mobilidade do usuário, testes com vídeo e áudio, entre muitos outros.
“Nesse laboratório fazemos testes de desenvolvimento focados na caracterização e garantia de qualidade nos diversos smartphones Motorola, tais quais as famílias conhecidas como Moto C, Moto E, Moto G, Moto X e Moto Z. Testamos cerca de 15 modelos por ano e, desde quando esse laboratório foi implementado, esse fluxo só aumenta”, conta José Mechaileh, coordenador do LAB4G. Os testes são executados durante o ciclo de desenvolvimento dos produtos e os resultados são submetidos à Motorola.
“No momento, em termos do que há de mais atual nas tecnologias móveis, estamos fazendo testes para a implantação de VoLTE e VoWIFI na América Latina. Isso significa a capacidade de trafegar voz diretamente nas redes 4G LTE ou nas redes domésticas e públicas de Wi-Fi. O benefício é uma economia de recursos de rede para as operadoras de telefonia e, para o consumidor final, uma chamada de voz de alta qualidade”, explica Mechaileh.
Além desses testes em ambiente de laboratório, os aparelhos são testados pelos próprios usuários. Um grupo de colaboradores do Eldorado e da Motorola recebe amostras para serem utilizadas em situações reais, durante um período de seis meses a um ano, o User Trial (também conhecido como dogfooding). “Nesse tempo, o usuário deve manter os smartphones na versão de SW mais atualizada, exigir o máximo das funcionalidades do aparelho e reportar qualquer problema”, conta Mechaileh.
Existe também um time especializado em testes de performance de bateria, nos quais diversos cenários reais são simulados, exercitando-se as funções mais frequentemente usadas pelos consumidores, como mensagens, chamadas, fotos, Internet, filmes, jogos, entre tantos outros. Com base nos resultados individuais de testes, é feito um cálculo que determina a duração da bateria para um usuário padrão. O objetivo é a otimização do uso das baterias, de modo a que durem mais para os usuários.
Esses investimentos, além de refletirem na aquisição de novos equipamentos – hardwares e softwares – irão possibilitar aos times que integram o LAB4G novas coberturas de testes de referência (normas internacionais 3GPP, OMA, PTCRB etc.) relativas às mais recentes funções dos smartphones que, agora, poderão ser testadas em ambiente controlado, antes da submissão dos devices às operadoras brasileiras e internacionais.
Além disso, com os novos equipamentos adquiridos, será possível atender vários clientes internos ao mesmo tempo, otimizando o processo de testes e agilizando todo o desenvolvimento de novos smartphones. O tempo total desse processo vem caindo, com reflexos importantes na competitividade do parceiro Motorola.
“Para nós, do Instituto Eldorado, esse investimento significa a continuidade de um trabalho que vem de anos, em um dos mais completos laboratórios de testes de redes da América Latina”, finaliza Mechaileh.
 

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti