Nova Certificação - Instituto Eldorado
17 de Fevereiro de 2016

Nova Certificação

(17/2/2016)
Eldorado passa a realizar testes de conformidade com o IPv6
Com obrigatoriedade a partir de janeiro de 2016, alguns equipamentos de telecomunicações precisarão da homologação da Anatel para nova versão do protocolo de internet para endereços web (IP). O Instituto aumentou o seu escopo junto ao Inmetro e já está apto a realizar testes de conformidade para o IPv6.
Com um escopo bastante diversificado, que abrange segmentos como telecomunicações, bens de informática e aparelhos eletrodomésticos, o Laboratório de Ensaios e Testes (LET) do Eldorado está aumentando a sua atuação na oferta de serviços. A extensão alcançada teve como foco principal o IPv6, que desde o dia 1º de janeiro tem testes de conformidade com protocolo obrigatórios.
De acordo com o Inmetro, o Instituto está apto a certificar equipamentos com função de terminal com interface aérea destinada aos serviços móveis, como celulares, tablets e rastreadores veiculares, hoje com regulamento compulsório, além de equipamentos com função de terminal com interface fixa e sem fio (host e router).
Os testes, com requisitos definidos pela Anatel de acordo com as normas do 3GPP (3rd Generation Partnership Project), organização responsável pela padronização de sistemas de comunicação móvel celular no mundo, servem para avaliar as funcionalidades e a adequação dos terminais a esse novo cenário dos serviços.
Com equipamentos reconhecidos internacionalmente, o laboratório do Eldorado permite a simulação de todas as condições de operação em campo dos equipamentos destinados a redes móveis.
Entendendo o IPv6
O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele é responsável por endereçar e encaminhar as informações que trafegam pela rede, identificando cada dispositivo conectado a ela.
Como houve um aumento exponencial no número de pessoas acessando a Internet, a quantidade de números únicos da versão 4 do IP (IPv4), que é de cerca de 4 bilhões de endereços, chegou ao fim. Dessa forma, tornou-se necessário migrar para um novo formato, com novos números de IPs.
O novo protocolo, IPv6, dispõe 340 undecilhões (340.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000), ou seja, o suficiente para oferecer espaço infinito para a Internet crescer.
“Essa é uma transição lenta e que ainda vai levar alguns anos. Enquanto isso, a internet vai operar paralelamente com ambas as versões do protocolo – IPv4 e IPv6. O Brasil é o pioneiro no mundo a regulamentar os testes de conformidade para o IPv6, o que facilita a adequação dos novos aparelhos”, explica Marcos Pimentel Rezende, um dos responsáveis pelos testes na área do Eldorado.
Marcos conta, ainda, que “a entrada dessa nova versão do protocolo vem atender a demanda cada vez mais alta em adicionar novos dispositivos à Internet, provocada pela Internet das Coisas, além de garantir a identificação única de cada dispositivo na rede”.
Como é uma mudança gradual, hoje o usuário final não precisa se preocupar em fazer nada. Não é preciso trocar equipamento e nem reconfigurar a Internet.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti