This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
A Sigfox é uma rede de comunicação, criada em 2010 e dedicada a aplicações de IoT, que está presente em 75 países. Atualmente, é o provedor líder mundial em serviços de IoT, apresentando como principais características o baixo consumo de energia e o longo alcance com baixa taxa de dados.
Pode ser utilizado para diversos fins, com aplicações que variam de medidores inteligentes (água, gás, energia), casa inteligente (sensor de movimento, detector de vazamentos), healthcare (detectores de queda), dispositivos de monitoramento de temperatura e pressão até rastreamento de ativos.
No Brasil, há duas Configurações de Rádio Sigfox (RC) nas quais os dispositivos podem operar:
– RC2: opera na frequência de 902,2 MHz;
– RC4: opera na frequência de 920,8 MHz.
Testes de Sigfox
O teste de Sigfox avalia dois parâmetros do produto: Potência Radiada Isotrópica Efetiva (EIRP) Máxima e Diagrama de Radiação 3D.
– Potência Radiada Isotrópica Efetiva (EIRP) Máxima
Avalia o desempenho do dispositivo na transmissão do sinal de forma radiada, o que permite enquadrá-lo em uma classificação da Sigfox, podendo ser da classe 3u, 2u, 1u ou 0u, conforme o valor de EIRP obtido nos testes e na RC em que opera.
– Diagrama de Radiação 3D
Fornece uma indicação visual da forma como o dispositivo está transmitindo o seu sinal, em quais direções o nível do sinal é maior e menor e qual é o nível em cada ponto, permitindo implementar possíveis melhorias na arquitetura do produto.
Os testes no nosso laboratório são realizados dentro de uma câmara totalmente anecóica (OTA), composta por um arco de 23 antenas, separadas em ângulos de 15° e uma turntable que permite a rotação do dispositivo sob teste. As antenas captam o sinal radiado pelo produto e enviam para um analisador de sinal e espectro que faz a quantização da potência radiada, compensando todas as perdas de ar e de cabos do sistema e apresentando os resultados na unidade de medida adequada [dBm].
Atualmente, somos o único laboratório no Brasil reconhecido pela Sigfox para a realização destes ensaios. Para a realização dos testes, são utilizadas como referência as documentações fornecidas pela Sigfox, sendo a principal delas: “Sigfox Radiated Performance Test Specifications”.